Numa nova versão - Em conversa com a Rute da SÓ PARA ELA

19:05

   Neste dias a que posso chamar férias, surgiu-me uma nova ideia aqui para o blog. Decidi começar a fazer algumas entrevistas a lojas, grupos ou até mesmo pessoas.
   Não sei qual será o feedback, mas espero que seja positivo. Estou a gostar bastante das entrevistas que já fiz, por isso, só por si já deve ser bom...

   Como já devem ter percebido pelo título do post, a primeira entrevista dedica-se à loja online SÓ PARA ELA. Com a qual tenho uma parceria desde cedo, por sinal, a primeira e é uma loja que me dá um carinho especial representar e dar a cara.
   Conheço a Rute há pouco tempo, mas o tempo suficiente para perceber que o que ela faz, faz por gosto e com toda a dedicação. Sou fã do trabalho dela, mas no fundo também sou fã dela. Já vão perceber porquê...

Entrevista

Quando surgiu esta ideia?

Bem, tudo começou quando depois do 12º ano eu tive de repetir uma disciplina ao qual tinha reprovado. Tirando o tempo de aulas e o tempo de estudo eu tinha bastante tempo livre e isso chateava-me um bocado. Claro que gosto de férias e poder descansar mas não em demasia. Gosto de estar em actividade e ocupar o meu tempo. Para além disso eu queria começar a ser um pouco independente e ter uma noção de como ganhar o meu próprio dinheiro.
Comecei logo a pensar em procurar um part-time, mas excluí logo a ideia porque não vivo numa grande cidade e não tinha logo um emprego à minha espera e muito menos no tempo que eu poderia visto estar ainda em aulas. Então comecei a pensar no que poderia fazer em casa sem horários e fazer à minha maneira. Não posso dizer que fui eu que tive a ideia de começar a fazer bijuterias senão a minha mãe matava-me! Esta ideia deve-se a ela. Ela já sabia que eu conseguia fazer alguns colares porque já em pequena era uma das minhas brincadeiras. Então ela incentivou-me a experimentar e levar ao público e depois ver a reacção.

Foi logo posto em prática? (Se não, quando?)

A partir do momento em que surgiu a ideia comecei logo a pesquisar lojas que vendessem materiais para começar a trabalhar! Experimentei fazer umas peças, a minha mãe começou a mostrar às pessoas que conhecia e desde logo que comecei a vender e começaram a chegar encomendas. Fiquei muito feliz! Nunca pensei que as minhas peças tivessem logo as boas reacções que tiveram. E isso só me deu mais incentivo para continuar!
Inscrevi-me em feiras de artesanato feitas na minha terra, em Santa Comba Dão, comecei a criar a página do facebook, comecei a criar um site. Tudo o que eu queria era “arrancar” com esta ideia e continuar a fazer coisas que eu gostasse e ver como as pessoas gostavam do que eu fazia.

Onde se situa?

Não tenho nenhuma loja. São peças que eu faço em casa e tento sempre que posso ir a feiras de artesanato e divulgar o mais possível nas páginas que criei.

A Rute é a única responsável por este projecto?

Sim, sou a pessoa responsável deste projecto. Sou eu que faço todas as peças, sou eu que escolho os materiais que acho bonitos e sou eu que os vendo.

Porquê esse nome?

Nem me lembro muito bem como surgiu o nome na minha cabeça. Em primeiro comecei por pôr um nome que as pessoas reconhecessem logo quem eu era. O nome era Rute Varela Bijuterias, RV Bijuterias, mas o nome não me soava bem. Sempre que o dizia ria-me porque parecia tão tolo. Quis criar um nome para a marca sem incluir o meu próprio nome e que fosse bonito e simples. Escrevia num caderno ideias que tinha mas nunca achei que fossem o nome ideal. Juntava nomes uns com os outros para ver se soavam melhor. Depois naturalmente percebi que como fazia peças apenas para uma Ela que o nome não deveria ser mais do que isso: Só Para Ela.

Que tipo de peças vende a SÓ PARA ELA?

A Só Para Ela vende peças diferentes. Sempre foi por esta característica que eu me quis guiar. Fazer coisas diferentes. Peças que podem ir de um simples colar de pérolas a um choker de cabedal. Eu não queria criar as mesmas peças que já se viam por todo o lado. Claro que tiro ideias de tudo o que posso encontrar, sigo outras páginas que me podem inspirar, mas tento sempre pôr algo de diferente no que crio. Eu acho que assim a pessoa nem se farta tão depressa da peça que tem.

Todas as peças são feitas por ti?

Sim, sou eu que faço todas as peças mas muitas das vezes, a maior parte para dizer a verdade, são ideias que tenho em conjunto com a minha mãe. Ela como já é adulta tenta dar-me ideias do que as pessoas da idade dela podem gostar mais e acharem mais reservado mas elegante, enquanto eu tento mostrar ideias que incluem peças com mais cores ou fazer misturas que a maior parte das pessoas se calhar acha que não combina. Depois fazemos uma fusão de ideias e tentamos criar peças diferentes mas bonitas ao mesmo tempo.


Para que tipo de mulheres são as tuas peças?

Eu gosto de pensar que as minhas peças são para todo o tipo de mulher. Eu faço peças diferentes, não tenho só um registo, porque a verdade é que as pessoas não são todas iguais. E fazer só um tipo de peças também se torna aborrecido. Temos de mudar, inovar, até porque podemos hoje querer usar uma peça mais reservada mas amanhã usar o nosso casaco de cabedal e arrasar com um colar que crie impacto ou uma pulseira cheia de pompons e cores.


Fazes peças por pedido? Ou só os modelos que já tens feito antes?

Uma das coisas mais importantes que eu tento sempre dizer é que eu gosto de incluir as pessoas no que faço. Eu gosto de ouvir críticas, que me dêem opiniões e sugestões. Só assim é que crescemos e melhoramos. Faço peças a pedido até porque assim a pessoa tem uma peça que gosta por completo e que pode ser diferente de todas as que já tem. Quantas vezes compramos um colar ou uma pulseira e dizemos: “só gostava de tirar isto aqui”?! Desta maneira eu ofereço a oportunidade da pessoa ter a peça tal e qual como gosta.

Limitas-te a vender pela tua zona?

Em relação a feiras que participo, a maior parte são na minha zona. Mas sempre que tenho oportunidade como ir visitar familiares que vivem mais longe, lá vai a minha malinha cheia de bijuterias e mostro sempre a toda a gente. Mesmo que não comprem podem ver e daí podem comentar com outra pessoa amiga e a palavra espalha-se. E isso pode fazer logo a diferença.
Nas minhas páginas na internet tento sempre partilhar ao máximo as fotos. Também tenho as minhas amigas e familiares que também costumam partilhar e isso é a forma como eu mais vendo. Muitas das minhas vendas foram por amigas minhas que compraram e depois pessoas conhecidas delas viram e também queriam. Depois posso enviar por correio ou como já aconteceu as minhas amigas levarem as peças para as terras delas e mostrarem por lá.

Como é que as nossas leitoras te podem contactar?

Bem, eu tenho 3 formas de me puderem contactar. A que é mais usual é por mensagem na página do facebook. Depois também podem falar comigo através do instagram ou por mail. Se quiserem saber onde poderão ir aqui fica a informação:
§  Instagram: https://www.instagram.com/soparaelabijuterias/
§   
Quais os principais pontos fortes desta loja online?

Um ponto forte é dar uma maior visibilidade às minhas peças. As pessoas verem um dos artigos online poderá criar o interesse de a atrair a ir ter comigo quando eu estiver com eles em exposição.
É sem dúvida importante também de como a informação em loja online é permanente. Claro que há peças de certo tipo que têm mais destaque que outras, que se escolhem mais para fazer campanhas ou passatempos, mas vai sempre haver alguém que vai querer aquele produto que está quase esquecido lá no fundo da página.
Outro ponto é de como é fácil a informação se espalhar e alargar o meu negócio. Se eu tivesse uma loja em Santa Comba Dão como é óbvio muitas das pessoas que já me compraram peças não teriam a disponibilidade de se deslocar até cá. Então assim, poderão ver as peças e se gostarem eu poderei enviar pelo correio e chega directamente a casa da pessoa. Se houver algum problema com a peça, se ao colocar algo se partiu, eu responsabilizo-me por isso e não vai acrescentar nenhum custo ao cliente.

Queres dar mais alguma informação pertinente a quem nos está a ler?

Quero apenas dizer que sempre que tiverem dúvidas ou quiserem saber preços ou alguma outra informação, não tenham vergonha. Estão à vontade para falar comigo e eu tentarei sempre responder às vossas questões.

Faz uma espécie de publicidade a este teu projecto.

Meninas, vejam as páginas que tenho neste momento. Ao estarem a ver isso não vai implicar que tenham de comprar como é óbvio, mas vejam e partilhem. Falem com as vossas amigas. Os preços são muito em conta, e estejam mais que à vontade para dar sugestões e do que gostavam que eu criasse. Eu apenas quero fazer crescer este ainda meu pequeno projecto.

Muito obrigada por lerem e um grande obrigada à minha querida Catarina por esta oportunidade e por estar a criar um blog que se está a tornar muito inovador a cada dia que passa e por nele mostrar a pessoa tão querida que ela é.
Beijinhos


Obrigada eu Rute!

Se já conheciam o blog ou se me seguem nas redes sociais sabem perfeitamente que uso peças da SÓ PARA ELA em muitos dos meus outfits. E é sempre com muito gosto!

Espero que tenham gostado!

Vejam o meu post com peças desta marca - aqui.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Não conhecia o trabalho da Rute, mas tenho mesmo de espreitar claramente! Parece uma pessoa super terra a terra!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Depois desta entrevista tive que ir ver a página de Facebook da Só Para Ela e adorei os produtos. Talvez um encomendo alguma coisa.
    Beijinhos.

    https://isoladaedeprimida.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o trabalho da Rute mas tenho que ir espreitar o site da loja! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Facebook e o Instagram penso que estejam mais atualizados. Mas é uma óptima ideia! :)

      Eliminar
  4. Ainda não conhecia a Rute mas gostei de conhecer um pouco melhor, excelente entrevista.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo teu comentário no meu blog. <3
    Também não conhecia o teu blog, pelo que vi até agora gostei imenso..!
    Beijinhos <3

    www.myfashionroutine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a marca, gostei do post!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar

Logótipo

Logótipo